Um assistente de terapia ocupacional ou OTA realiza tarefas para ajudar o terapeuta ocupacional a cumprir o objetivo final da equipe de medicina física e reabilitação de devolver os pacientes o mais próximo possível de seu nível funcional anterior.
Há uma gama diversificada de pacientes que podem ser Clínica de Reabilitação em João Pessoa encontrados, dependendo do ambiente de trabalho. Crianças e adultos com distúrbios comportamentais podem exigir a terapia para realizar atividades instrumentais em uma escola ou ambiente de trabalho onde os problemas sociais do paciente atrapalhariam. Tanto pessoas com danos neurológicos quanto sobreviventes de AVC se beneficiariam do papel de assistente na execução do plano de intervenção feito pelo terapeuta ocupacional (TO). Os assistentes também podem facilitar o uso adequado de próteses e dispositivos adaptativos.
Existem vários requisitos que um OTA deve possuir para ter uma carreira longa e gratificante. Como em todos os trabalhos de saúde, a compaixão é fundamental para cuidar de outras pessoas. Um OTA deve ver cada paciente como um ser humano individual e não apenas como um caso para lidar. A força é imperativa porque os pacientes muitas vezes estão presos a cadeiras de rodas e requerem assistência com vários tipos de transferências.
OTs terminam sua educação com um diploma de bacharel ou superior. Eles são, portanto, encarregados de supervisionar os assistentes que são elegíveis para o emprego quando se formam com o grau de associado. O programa de dois anos para assistentes inclui abordagens teóricas e clínicas para o gerenciamento de pacientes. Os alunos devem realizar treinamento em hospitais ou clínicas privadas, a fim de obter a experiência prática necessária para tratar futuros pacientes e clientes. Os OTAs são responsáveis por cuidar do plano de reabilitação do OT para alcançar os objetivos do paciente. Os deveres, no entanto, não incluem a alteração do plano.
Na maior parte dos EUA, os graduados da OTA devem primeiro passar com sucesso em um exame de licenciamento antes de poderem adquirir uma posição em uma clínica de reabilitação. Além de uma licença, outros estados também exigem que um OTA conclua cursos de educação continuada antes da renovação anual da licença. Essa medida garante que todos os indivíduos licenciados fiquem a par das tecnologias avançadas e das novas abordagens para o gerenciamento de casos de pacientes.
O título de Certified Occupational Therapy Assistant ou COTA é concedido àqueles que passam em um exame de certificação voluntário. Dependendo do local de trabalho, pode haver mais oportunidades de trabalho disponíveis para aqueles que têm a distinção de ser um COTA.
Se você tem as qualidades de um grande assistente de terapeuta e o interesse nessa profissão em expansão e demanda, considere fazer disso sua carreira. Seja um membro importante da equipe de terapia.